segunda-feira, 9 de março de 2009

O Corpo também comunica, aprenda a ler suas mensagens

O Corpo também comunica, aprenda a ler suas mensagens.A linguagem corporal é uma ferramenta de comunicação, sendo assim, se você consegue entender o que o corpo tem a dizer, conseguirá entender melhor o que os outros estão dizendo, e também transmitir melhor a sua mensagem.
A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico, traços comportamentais são secundários e auxiliares. Geralmente é utilizada para auxiliar na comunicação verbal, porém, deve-se tomar cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente.
Contrariando o raciocínio lógico, a leitura corporal é uma ferramenta de comunicação poderosa equivalente ao poder da palavra, onde cria uma ligação com as informações ocultas psicologicamente.Desta forma, devemos levar em consideração o estado emocional do indivíduo, ele preserva as informações verdadeiras em um sincronismo com a linguagem corporal.
Para entender a leitura corporal de forma ampla, muitas pessoas que dominam a técnica recomendam aos estudiosos um convívio social-visual variado,evitando tornar-se homogêneo ao ambiente e suas tendências sociais, buscando observar e não participar de forma efetiva e clara.
A leitura corporal é mais acentuada no sexo feminino por possuir um nível de vaidade mais elevado do que o masculino. O sexo masculino busca ser o receptor da linguagem corporal e o sexo feminino busca ser o emissor da linguagem corporal, este comportamento é mais intenso na vida social e inibido na vida profissional, onde o ambiente traça regras comportamentais e psicológicas limitando a linguagem corporal involuntária.
A leitura corporal é umas das opções mais eficaz em entrevistas, pré-entrevistas e avaliação pessoal, ligada diretamente a dois pontos predominantes, a conquista e a avaliação, buscando traçar objetivos comportamentais e psicológicos para executar uma boa escolha entre candidatos. Porém, devemos ter como relevância o fator julgamento, onde o pré-julgamento é descartado como forma de decisão final e o julgamento é substituído pela leitura corporal onde oferece resultados satisfatórios em um primeiro contato. A leitura corporal é usada em situações criticas ou arriscadas, onde as decisões sofrem fortes influências da falta de informação.
Muitos especialistas definem a leitura corporal como a linguagem esquecida que busca uma comunicação com alguém que não conhecemos, mas nos avalia e nos conquista.
A expresão corporal também é bastante usada no Teatro, Dança, Libras e em vários comtestos sociais, como conquista, entrevistas ou seja a comunicação acontecendo simultaneamente com a fala ou até mesmo na sua alsencia.
Podemos observar que em Libras há muitas expressões fundamentais para a comunicação dos alunos que não possuem aldição, e depende desta comunicação corporal, para a sua inclusão na sociedade. Podemos ver no site, http://www.ines.gov.br/libras/index.htm .

A dança também é uma forma muito importante de expressão onde também sociabiliza e muitas vezes traz junto a história de um povo, onde podemos ver
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/dancas_folcloricas.htm
.E o Teatro é a maior escola voltada principalmente à expressão corporal, onde podemos ver em suas hitórias que em várias situações há muita comunicação atravavés da gestualição, e expressão corporal http://www.teatrobrasileiro.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário